sábado, 19 de setembro de 2009

A tão esperada Fada do Dente


20:15hs...
- Mãe, tenho o dente mesmo à beirinha da boca...
- À beirinha da boca?
- Sim... está a cair.
Eu gelei... e agora? O que fazer?
- Filha, vamos ver o dente...
Pusemos o desenho que estávamos a ver, no modo de pausa, ligámos a luz... Ela feliz da vida, a saltitar... a boca escancarada para eu ver...
O dente estava mesmo a cair... Um suor frio percorreu-me o corpo. Quem iria ter coragem para puxar-lhe o dentinho? E se doesse? E se deitasse sangue?
Tirei-lhe uma fotografia do dente quase a cair... Não queria mostrar-lhe o meu pânico.
- Filha; vai mostrar ao teu pai... vê se ele consegue puxar...
- Vai doer? pergunta-me ela. A pergunta fatal...
- Não dói. Nem vais sentir...
Ela foi... mostrou ao pai... mas ele não teve coragem.
- A mãe puxa-te isto num piscar de olhos, vais ver... é só atar com um fio dental e puxar...
A mãe... sempre a mãe...
O sangue gelou-me nas veias. Ia caber-me a mim a difícil tarefa de puxar-lhe o dente... mas como amor de mãe é maior que tudo, mãos de mãe são como mãos de fada...
arranjei coragem não sei onde, peguei no fio dental, atei à volta do dente... e puxei... não saiu à primeira vez... puxei de novo... e ele veio com o fio... lindo... pequeno, branco e saudável... sem sangue, sem dor, sem lágrimas. Recebi o seu abraço e o seu sorriso desdentado. Tal e qual como quando era bebé... e me sorria com boca e olhos...
O pai reclamou logo o "seu" prémio... o primeiro dente da Catarina seria seu, por direito... para mandar pôr uma corôa e pôr num fio... claro que penso que não é justo, mas não ia criar caso por uma bobagem... dei-lhe o dente para guardar. Cairão outros e poderei guardá-los...
Ela; feliz da vida, disse que queria o dente para pôr em baixo da almofada... se não o pusesse a fadinha do dente não dar-lhe-ia um presente. Confortei-a... as fadinhas são muito inteligentes e sabem a quem falta um dente... e não se enganam na criança... ela acreditou e veio deitar-se... terminámos de ver o desenho, ela deu-me um beijo, virou para o lado e adormeceu... Talvez sonhe com a fada do dente... talvez se deixe levar pela doce ilusão de um conto de fadas... amanhã terá uma moeda em baixo da almofada... e terei feito o eu papel de mãe-fada... na esperança de ter coragem para os outros que seguir-se-ão...
A minha filha está a crescer...

4 comentários:

Filipa disse...

Ai Drica ... como elas crescem ... até dá medo!!! Vês portaste-te à altura. Quando tem de ser, nós vamos buscar força e coragem ao fim do mundo. Tudo correu bem e imagino a alegria da Cati ao constatar que a fada não faltou ao prometido.
Essa do dente ir para o pai ... é que não é justo, mas é como dizes mais dentes cairão e irás guardar todos eles com carinho.

Beijinhos e votos de uma boa semaninha

Filipa disse...

Olha uma curiosidade ... nesse dia fez 33 anos que o avô faleceu :((((

Beijos

mamã da princesa disse...

Mãe é Mãe!
Parabéns á princesa!
E á Mãe da princesa pela coragem... mãe é mãe!
Pois, aquilo do dente ser para o pai é que nõ é nada justo... mas não vale a pena levantar onda agora, mais dentes cairão...

Beijinhos e parabéns!

Eduarda disse...

Um dia eu arranquei o meu dente ai
eu pedir p/a fadinha do dente ela medeu 1 real e no outtro dente eu pedir 1 real e ela me deu 2 reais.♥♥♥♥♥♥☻☻☺☺