terça-feira, 8 de setembro de 2009

Antecipadamente... Saudade...

Ando pelas ruas com saudade antecipando o que há-de vir. Olho para os prédios, casas, lojas... ouço os sons tão familiares. sinto a brisa suave na pele e sinto, já saudades... Em breve já não estarei cá. Em breve ouvirei outros sons, verei outras construções, sentirei a mesma brisa a tocar-me a pele, Mas estarei longe.
Por agora, tento desligar-me de Lisboa. Mas é-me difícil. Amo esta cidade. Não é o sítio onde nasci. Não é o sítio onde cresci. Mas sinto como se nunca tivesse saído de cá. Demorei a adaptar-me, demorei a "sentir-me" cá. Mas ao longo dos anos, o "encanto lisboeta" conquistou-me. Rendi-me a esta cidade, às suas histórias, às suas tradições. Foi aqui que senti a minha mente abrir-se para o Mundo, foi aqui que "cresci" enquanto pessoa. Foi aqui que chorei todas as lágrimas que tinha para chorar; de saudade, de tristeza, de dor. Foi nesta cidade que pensei começar o meu "... e viveram felizes para sempre" . É nesta cidade que enterro os meus sonhos...
De cá, levo uma grande "bagagem". Lições de vida que não aprenderia noutros sítios. Levo também o mais precioso de todos os bens que algum dia poderei ter. A minha filha. Alfacinha de gema.
Em nós, as duas, irá irá o "encanto de Lisboa". O fado. Irá a lembrança das tardes no Parque das Nações à beira do Tejo, da vista da Baixa de Lisboa, admirada a partir do Castelo. Ficarão em nossas memórias, as calçadas de Lisboa... as Festas de Verão, as sardinheiras à varanda. As sardinhas assadas e o cheiro dos manjericos. Levaremos os sons e sabores do Outono...e dos jacarandás em flor no Campo Pequeno. O cheiro a marmelo na fábrica de doces na nossa rua... das folhas de plátano caídas no chão... das castanhas a assar, do magusto... Vou sentir falta da ansiedade para ver as decorações de Natal na Av. da Igreja... vou sentir falta dos dias de nevoeiro... do frio de inverno... vou sentir saudades dos amigos e amigas que cá ficam. Das pessoas que me cativaram... e vou levá-lo(a)s no meu coração...


E aqui ficará a minha alma... à espera de um regresso que não acontecerá.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vais mas ficam cá os amigos, aqueles que vão torcer por ti ... aqueles que vão desejar que tudo corra bem ctg e com a tua piolha !

Vais mas ficarás eternamente no meu coração!!!

Bjinhos

Sila

Filipa disse...

Tu não tens vergonha de me deixar com uma lágrima no canto do olho? Sinceramente cunhada, que post mais triste e nostálgico. Embora saiba que irem será o melhor para vocês, fica sempre a dúvida do que o futuro Vos reserva. Espero do fundo do coração que sejam muito felizes ... mas em mim fica a ideia que ao partirem nunca mais Vos verei, e que todas as promessas de manter contacto e fazer visitas, soam bem aos ouvidos ... mas serão pura utopia!!!

Será bom, se algum dia eu puder afirmar que afinal estava enganada!!!

Beijinhos

. disse...

A vida é feita do ir e vir...tem que ser intenso e não pensar na saudade..
bjs