sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sou mesmo Leão... ou melhor; Leoa...

Com a chegada do 2º mês do Inverno o Sol chega a Leão, sendo que este é um signo onde ele se sente em casa, bastante à vontade. Se o signo anterior, Câncer, se traduz pela mãe e pela família dando proteção e afecto para que a criança tenha uma estructura psicológica/emocional sólida e segura, em Leão essa criança já cresceu e está pronta para derramar ao redor de si toda a criatividade que suas vocações e talentos naturais têm necessidade de exteriorizar.

É que o alimento emocional da família canceriana (o signo anterior) possibilitou a autoestima que fará com que Leão busque actuar na escala da grandeza, irradiando a alegria de viver, o prazer de se divertir e amar, as habilidades pessoais e a capacidade de comando. Leão dá especial atenção ao papel que ambiciona para si mesmo e ao desempenho exigido para que possa ser admirado e querido.

Assim como quando o Sol nasce põe fim à noite e quando se vai dá fim ao dia, se os leoninos entram em algum lugar causam impacto e costumam ser imediatamente percebidos. Roubam a cena. E, muitas vezes, quando se retiram deixam uma sensação de vazio.

É a autoestima que move os leoninos na direção das melhores coisas: a busca de boas e belas roupas, de destaque nas actividades em que se comprometem, de satisfação nas aventuras, de alegria nos divertimentos e de prazer na conquista de um grande amor.

Leão não é necessariamente a imagem típica de um relacionamento – isso está mais para Libra -, mas é sem dúvida o signo que prima pela idéia de romance. Seus envolvimentos não podem ser ligações afectivas serenas, muito pelo contrário! O encontro de Leão com a pessoa amada precisa ser envolto numa atmosfera intensa e grandiosa, com demonstrações dramáticas e excitação quase cinematográfica: uma verdadeira história de amor! Manter o clima de expectativa, incerteza, conquista e paixão inicial é o factor maior de mobilização num relacionamento leonino. Tudo isso permeado por muita dedicação e lealdade.

Como Leão está profundamente ligado à ideia de amor pelas nossas criações, um tema que remete diretamente ao universo leonino são os filhos. Se toda obra leonina contém e espelha a força de sua personalidade através da sua intensidade de propósito e criatividade natural, os filhos são, portanto, a grande realização humana. Eles são o maior projecto de nossas vidas e o mais identificado e indissociável de nós mesmos. Leão é a clássica figura do pai que protege e defende a prole, assim como um rei deveria cuidar dos seus súbditos. E, apesar de todo o seu enorme amor, não abre mão do exercício da autoridade e do acto de educar, transmitindo os seus valores e ideais particulares. Leão tem a capacidade de dirigir as actividades pessoais e alheias, gosta de que o respeitem e o consultem antes de tomarem qualquer decisão.

Outra característica leonina marcante é o seu gosto por diversão. Aqui ele extravasa toda a sua natureza jovial, buscando distrair-se em brincadeiras, prazeres e jogos – de preferência levando a melhor! É que Leão tem um gosto especial pela competição e por desportos.

Em função de todos os seus talentos e realizações, Leão é um signo profundamente envolvido pelo seu orgulho. E existem duas formas de orgulho, a saber: uma, que se caracteriza pelo amor-próprio, pela sensação de dever cumprido e pelo contentamento gerado na criação; e outra, que descamba para a soberba e arrogância, implicando em afectações de vaidade e narcisismo. O grande desafio leonino é combater esta última forma de orgulho.

Alguns leoninos também não suportam críticas. Mas a verdade é que, se pudessem ser um pouquinho mais humildes e ouvissem melhor os outros, poderiam aprender muito mais coisas e possuir uma sensibilidade mais apurada, não só das necessidades alheias mas de como as pessoas recebem as suas próprias ações. Contudo, a capacidade de autocrítica e a análise detalhada são atributos transmitidos pelo signo seguinte. Virgem...
(do site EStrela Guia www.estrelaguia.com.br)

Sem comentários: