terça-feira, 2 de junho de 2009

Bom Português

Outra noite, li para a minha filha, a versão infantil do livro Auto da Barca do Inferno. Ela fartou-se de rir ao ouvir-me dizer umas quantas palavras que não digo usualmente… eu não conhecia a obra e, quando comecei a ler, não pensei que tivesse tais palavras. Tanto é que, surpresa como fiquei, não consegui mudar uma letra do que estava escrito… não que eu eu seja uma destas mães que acham que seus filhos são santos e não dizem uma asneira… a Catarina já disse uma ou outra asneira, mas dei a volta ao assunto e ela não mas repetiu nunca mais. Mas, voltemos ao assunto…
Como eu não conhecia o livro, li tudo… tudinho sem tirar nem pôr uma letra… e eu própria, depois de ficar encarnada como um pimento por estar a dizer umas quantas asneiras (disse – me a Catarina que eu estava vermelha)… fiz como dizem os meus compatriotas brasucas… relaxei e gozei o prato… ri-me imenso ao ouvir-me a mim mesma dizer umas quantas palavras que, para nós, brasileirros, são indecorosas. E passo a citar:

“… Diabo:
Ora mexe-me esse cu!
Mas que caravela é esta!
… “ no Brasil é má educação dizer “cu”… dizemos “bunda” e cá habituei-me à palavra rabo, (acho mais simpático…  )

A Catarina ria-se a bandeiras pregadas ao ver-me encarnada como um tomate… realmente, eu devo ser muito pudica… e não me tinha apercebido… e, para disfarçar o meu embaraço, disse-lhe que estava a ler tal e qual como no livro, porque estava escrito em muito bom português…
Noutro dia, contei-lhe a história de “O Rei Vai Nú”… ela gostou imenso… hoje fomos ao supermercado e, curiosa como ela é, foi na secção dos livros e viu uma capa que lhe despertou a atenção… era o livro de O Rei Vai Nú… ela pediu-me para o comprar e eu dei-lho… no caminho para casa, ela já com o livro na mão, disse-me “ mãe, podes ler-me o livro? Aposto que ele está em muito bom português.” Realmente… não sei que ideia ela fez do livro… penso que por ter visto um desenho em que o rei está nu… mas ri-me imenso com a sua observação… ela é, deveras uma criança muito especial…

Sem comentários: