sábado, 10 de outubro de 2009

Portugal a Votos



E é já neste fim de semana... Desta vez, para as Autárquicas. Eu não voto cá; embora tenha adquirido este direito por estar legalizada e pelos anos de residência que tenho em Lisboa... mas penso que não é só isso que faria ir às urnas. Apesar de amar Lisboa não sou Lisboeta, não sou Portuguesa... nem mesmo se eu tivesse tratado da minha cidadania iria votar. Serei sempre estrangeira cá.
Mas acho importante que as pessoas votem, que escolham ... que demonstrem a sua satisfação (ou não) para com as pessoas que governam a nossa cidade ou o nosso país. É um direito conquistado com muita luta. É a nossa maneira de mostrarmos a nossa opinião. Não sou a favor da abstenção. Penso que quando não vamos votar, estamos a demonstrar que "estamo-nos nas tintas" para tudo e para todos. Considero que são pessoas alienadas políticamente. Parecem estar a dizer a si mesmas que a sua opinião não conta. É como se não tivessem valor próprio.
Não é dessa maneira que pretendo educar a minha filha... quero que ela cresça com valores morais, cívicos. Para que saiba o seu valor enquanto pessoa, enquanto cidadã. Opinando, votando, escolhendo. Porque sós, não somos ninguém... mas unidos fazemos a diferença. Portanto votem... com convicção, com consciência. O futuro de todos pode depender de apenas um... um voto, por exemplo...

Sem comentários: