segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vergonha...


Estava eu a navegar pelas páginas da net e encontrei algo que me deixou envergonhada. Tenho a certeza que muitos dos brasileiros, pelo menos aqueles que têm brio, que têm amor à Patria, mesmo que estejam a milhares de quilómetros dela, sentiram e sentem vergonha ao ver este vídeo...



É vergonhoso, embaraçoso, humilhante ver uma figura pública conhecida nacionalmente fazer uma figura destas. Onde esta senhora teria a cabeça para fazer isto? Fica aqui uma matéria que saiu no MIDIAMAX - um jornal do Mato Grosso do Sul ... e passo a citar :
" Cantora Vanusa dá vexame cantando hino nacional em SP
A cantora Vanusa, de 61 anos, que fez grande sucesso na Jovem Guarda na década de 70, fez feio e deu vexame ao cantar o hino nacional todo errado em um evento na Assembléia Legislativa de São Paulo (SP) em março. O vídeo que foi postado no último dia 19, no site Youtube teve mais de 30 mil acessos de ontem (29) para hoje (30). Com uma voz mole a cantora troca várias frases do hino e ainda improvisa no final.

O vexame só terminou quando a organização do evento cortou o microfone que cantora tentava interpretar o hino nacional.

Vanusa disse neste domingo (30), ao site G1 que vai procurar seu advogado para tirar da internet expressões que atribuem a uma suposta embriaguez o motivo de ter errado a letra do Hino Nacional durante apresentação na Assembléia Legislativa de São Paulo, em março deste ano. Vanusa afirma que naquele dia tomou dois comprimidos para labirintite, o que a deixou repetinamente desorientada.

"Eu ia cantar o Hino Nacional, mas tenho labirintite. Antes de ir para a Assembléia, eu tive uma discussão séria com meu filho. Tomei dois comprimidos de Vertix e fui fazer. Quando comecei a cantar, deu um estouro no meu ouvido e eu não conseguia concatenar a voz com o que eu estava lendo. Eu não enxergo direito. Eu fui caindo e me pegaram", conta a cantora.

Vanusa afirma que jamais faria uso de álcool ou drogas. "Eu fui casada com o Antônio Marcos, que era alcoólatra. Vou virar alcoólatra aos 61 anos? Eu sou a única cantora que fez uma música contra a droga. Sou totalmente contra droga."

Há 45 dias, Vanusa teve que deixar sua intensa agenda de lado por causa de um acidente doméstico, mas também pela labirintite. "A empregada botou um tapetinho na porta do meu quarto e esse tapetinho escorrega. Caí entre a cama e o rack da TV. Na hora não senti nenhuma dor. No outro dia, senti muita dor e fui para o médico."

Em um mês, a cantora se submeteu a três cirurgias na clavícula. "Primeiro colocaram um pino, que não parou. Colocaram uma placa, que também não parou e depois eles fizeram uma rede para segura minha clavícula. Estou de cama não só por causa do braço, mas porque minha labirintite foi ao extremo. Eu não posso levantar da cama."

Vanusa afirma que as crises de labirintite são provocadas pelo estresse. "Labirintite vem de stress. Quando tem muito stress, a labirintite ataca. Se eu sair na rua e alguém me ver, vão pensar que eu estou bêbada. Parece que a pessoa está bêbada, mas não é", afirmou.

Após a crise, Vanusa recebeu atendimento médico e um carro da Assembléia Legislativa a levou para casa. "Eu queria ir embora porque eu sabia o que era. Minha pressão não tinha modificado nada, estava boa." Vanusa afirma que antes de começar a tomar o Vertix ela usava o Depaferg. "Não estava adiantando. Eu troquei de médico e ele me deu o Vertix", afirma"

"Todos somos inocentes, até que se prove a culpa"

Na minha opinião; sabendo esta senhora o efeito do remédio, não devia ter ido actuar. Mais valia arranjar uma desculpa esfarrapada, a verdade nua e crua do que o papelão que fez. E, para além de tudo... acima de qualquer coisa... a vergonha que fez passar uma nação inteira.
Ao menos para isso servia a Ditadura no Brasil... ensinar aos Brasileiros os seus símbolos, brazões, hinos... lol
Para quem não sabe; aqui fica a letra do nosso Hino Nacional Brasileiro, escrito (1870 – 1927) por Joaquim Osório Duque Estrada, e música de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornando-se oficial oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.
Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos desportivos internacionais.

Letra do Hino Nacional Brasileiro
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!



2 comentários:

. disse...

È eu acredito muito é que ela não sabia mesmo era a letra do Hino...e hj em dia é vergonhoso como muitas crianças nao sabem nem começar...
Mas td isso é culpa da educação que este pais tem hj em dia.
Beijos

Filipa disse...

Olá Cunhada,

Há uns dias quando falava contigo no msn ainda estive para te perguntar que não querias alinhar comigo a fazer umas coisinhas giras, pois vem aí o Natal onde poderiamos fazer uns trocos ... mas quando me disseste que ias embora ... desanimei. Sozinha não vou .... tenho vergonha e poucas coisinhas para mostrar!!!

Jinhos