quinta-feira, 2 de julho de 2009

O que tens de mais precioso em tua vida?

Qual o bem mais precioso que temos? Já te questionaste sobre isso hoje?Já paraste para pensar?

Quando a pergunta é-nos feita, temos a tendência a pensar na casa, no carro, nos telemóvel de última geração, no nosso computador portátil… nas jóias…enfim… pensamos em coisas descartáveis, substituíveis… coisas que se compram, que se vendem, que se trocam…

Mas nunca pensamos em algo realmente importante… vital… a nossa saúde…

Eis o maior "bem" que temos. Ontem, enquanto esperava pela minha irmã no lobby do hotel, comecei a folhear uma revista e vi algo que me chamou a atenção. Um artigo sobre doentes crónicos que passam a maior parte das suas vidas em um quarto de hospital. Pessoas atraiçoadas pelo destino e que precisam de uma máquina para fazer o "trabalho" que deveria ser feito pelos seu órgãos vitais. Histórias de vidas de pessoas que nunca vi, mas que me são tão familiares. Por um azar do destino, a minha família materna é portadora do diabetes tipo 1. Hereditariamente, a minha irmã mais nova, foi "presenteada" com a doença. E, desde os 15 anos de idade que a sua vida ganhou um outro sabor. O sabor a amargo a fel. Devido ao diabetes, ela não pode ter uma vida normal. Insulino-dependente, tem que "picar-se" várias vezes ao dias, medir os valores… ter uma dieta adequada… como se não bastasse, os seus rins deixaram de funcionar e, três vezes por semana, ela é obrigada a estar horas a fio deitada em uma cama de hospital, com agulhas que lhe perfuram além da carne… que lhe perfuram a alma… à espera que uma máquina lhe filtre o sangue.

A vida roubou-lhe os sonhos… muitas vezes ela deixa-se levar pelo cansaço, pelo desânimo… muitas vezes ela entra em desespero… e anseia pela morte… muitas vezes eu choro as suas lágrimas e imagino a sua dor… mas não sinto o seu sofrimento… não vivo o seu dia-a-dia… apenas imagino… e; apenas imaginar é o suficiente para ter aprendido a dar valor ao bem mais precioso de todos… a saúde… às pequenas coisas da vida, como admirar uma flor… sentir a maciez das suas pétalas entre os meus dedos… ouvir o cantar dos pássaros… sentir o calor do sol na minha pele… cheirar o odor da terra molhada quando chove… poder falar e com as minhas palavras, agradecer a Deus por tudo o que me dá… por tudo o que tenho… por tudo o que vivi… o que vi… pelos meus amigos, pela minha família… pela minha luz dos olhos que é a minha filha… por mim… por quem sou… porque me amo… porque sou única.

Sem comentários: