quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ponto Final

Hoje estou meio down.

Pus um ponto final em um início de algo que me parecia uma amizade verdadeira. Mas só para mim, claro. Eis um dos meus grandes defeitos. Acreditar que as pessoas vêem o mesmo significado para a palavra AMIZADE que eu... o meu significado para esta palavra, é o seu sentido literal...

AMIZADE: s. f.

1. Afeição recíproca entre dois entes.

2. Boas relações.amizade

sf (lat amicitate) 1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2Reciprocidade de afeto. 3Benevolência.


Mas infelizmente; para as outras pessoas ela tem outro significado; "sentido de oportunidade". E, no meu local de trabalho, então... as pessoas parecem ser todas assim. Com algumas raras excepções, claro.

Estou a trabalhar no mesmo sítio há, já, 12 anos... e desde o princípio reparei que os miúdos têm as patologias próprias deles, e os adultos sofrem do Síndroma de Julho... foi como baptizei a "doença" que afecta umas quantas pessoas que trabalham lá... durante todo o ano, fingem ser amigos uns dos outros. São todos sorrisos e camaradagem (falsa; claro está). Mas durante o mês de Julho, vem ao de cima o que há de pior nestas pessoas... não querem estar com os alunos, usam a desculpa de que precisam de "fazer papéis"... quando, muitas vezes estão na internet a trocar mails... e, no que toca ao relacionamento com os adultos, a coisa piora. Professores e Auxiliares não se misturam. Julgam-se estas pessoas, educadas, cultas, inteligentes... acham que por ter um papel; diga-se "canudo", sabem mais que todos os outros... têm mais valor por isto. Perante a sociedade em que vivemos, sim... estas pessoas têm mesmo um grande valor... o de profissionais, que nem isso sabem ser. Mas no meu conceito, não valem o chão que pisam. Não têm valor moral... não têm valor no que concerne à palavra " Ser Humano". São pessoas que tentam a todo o custo mostrarem-se e mostrarem o seu valor... sempre em busca de auto-afirmação... com complexos de inferioridade... pessoas que só visam o seu bem estar emocional e armam guerrilhas entre os colegas, pondo uns contra os outros. Já passei por muitos maus bocados no meu ambiente de trabalho... já sofri e chorei muito antes de aprender a separar joio de trigo... Mas aprendi. Mudei... cresci... fiquei forte. As pedras que me atiraram, serviram para me fortalecer... não construi um castelo, mas sim um forte à minha volta. E levei para dentro dele, o trigo dourado que colhi ao longo dos anos na amizade sincera, pura e verdadeira de pessoas que são "senhoras" no sentido lato da palavra. São poucas as pessoas com quem me dou. Mas a honestidade, a lealdade destas pessoas para comigo e minha para com elas, é o que me basta. Porque para mim, isso é amizade... e, respeito as pessoas por serem, antes de qualquer coisa, pessoas... seres humanos... meus semelhantes...

E, estas pessoas das quais falo, já choraram comigo por me verem triste... já sorriram comigo e dividiram as minhas alegrias. Fizeram-me sentir parte de uma família, não de sangue; mas de laços afectivos... e é para elas que deixo o meu obrigada... Não vou citar nomes... elas o sabem... e isso é o mais importante.


Quanto ao mal estar causado pelo rompimento de uma frágil e ténue mancha do que seria uma amizade... não era assim tão forte... não para a pessoa com quem rompi... mas cada um é como cada qual... isso não se pode mudar...


o meu sexto sentido não me enganou, e, no fundo eu já esperava por isso...

2 comentários:

Mae Princesa disse...

as desilusões são sempre culpa da ilusão que criamos em relação a alguem....E lá vamos aprendendo....Já te enviei convite:)

Anónimo disse...

Não podes estar em baixo, porque o teu sorriso e a tua boa disposição contagia todos, incluindo a mim!!!

Se determinadas pessoas não valem a pena ... não fiques down por causa disso, é porque mereces amizades melhores, mais fortes e para toda a vida. Amizades que podes contar para rir e chorar !!!

Eu aqui estou para o que der e vier, porque afinal nem todos os que têm "canudo" são mesquinhos e cínicos!!!!

SORRI PARA A VIDA, PARA QUE ELA TAMBÉM TE POSSA SORRIR!!!!

Um beijo enorme!!!

Daqui a pouco já lá estou para pôr as cusquices em dia!!!!!!

* Sila *