domingo, 8 de março de 2009

Hoje é o dia da mulher… poderia falar aqui de muitas mulheres fantásticas que mudaram o mundo… que receberam prémios importantes, que ocupam cargos importantes. Poderia falar de mulheres maravilhosas do mundo da moda, da música, das artes… poderia citar nomes cohecidos de mulheres de ontem e de hoje… que fizeram e farão coisas espectaculares… Frida Khalo, Diana de Gales, Letícia (das Astúrias), Madre Teresa de Calcutá, Madonna, Stephánie (Mónaco), Princesa Isabel (assinou a Lei Áurea no Brasil), Evita Peron, Anita Garibaldi,Irmã Dulce, Marie Curie,Anne Frank… tantas… tantas…
Mas, e as outras? As que não conhecemos? As anónimas que lutam todos os dias por um lugar ao sol… por um pão para os seus filhos, para esconder o rosto de marcas deixadas por um companheiro violento… as que escondem os olhos para não deixar ver a tristeza de dias e dias a chorar? As que calam a voz e engolem sapos e lagartos por amor a um filho? O que dizer sobre estas mulheres? Heroínas? Cobardes? Acomodadas? Somos peritos em resolver a vida dos outros, encontrámos respostas para os problemas alheios… mas para os nossos não… são mais difíceis… mais complicados… para estas anónimas vitoriosas, princesas do seu reino de cristal, mulheres – a – dias, enfermeiras, professoras, contadoras de histórias, cozinheiras… para estas mulheres especiais, esquecidas pela vida…pelo mundo… os meus parabéns…
Mas também não quero falar só nestas mulheres… o meu tributo vai para as mulheres que fazem, realmente, parte da minha vida. Para as minhas bisavós, as minhas avós, as minhas tias… as minhas primas e as minhas irmãs… para a minha cunhada Filipa… para a Isabel Beirão; uma mulher deveras especial… que acompanhou-me num momento muito importante da minha vida; o nascimento da minha filha… quando eu mais precisava de alguém ao meu lado; ela esteve lá… de mãos dadas comigo… para a Fernanda Cleary(amiga do peito) …um tributo especial para a minha mãe… se não fosse por ela eu não estaria aqui. E um tributo maior para a minha filha. Esta pequena semente de mulher que fez-me ver as cores do arco-íris. Que faz-me sorrir, sonhar e entender o verdadeiro significado da palavra Amor… no seu sentido literal… no seu esplendor… para esta semente de mulher; o meu obrigada… por fazer-me renascer das cinzas como uma fénix… para ti filha, o meu obrigada, o meu tributo,o meu amor… a minha vida. E o desejo de que sejas uma grande mulher… feliz acima de tudo.

Sem comentários: