sábado, 21 de novembro de 2009

Fim

Chegou ao fim a minha história no Claparède. Existe uma confusão de sentimentos em mim. Estou feliz por não ter que ver e partilhar o mesmo espaço com pessoas indesejadas. Mas triste por deixar pessoas de quem gosto realmente. E sei que também gostam de mim. Durante os últimos dias recebi tantos mimos, tanto carinho... tantas demonstrações de afecto. Chorei toda a semana. De saudades, de tristeza por ir embora, por deixar os meus anjos sem asas, as minhas pestinhas que tanta dor de cabeça me deram, tantos aborrecimentos, mas também tantas alegrias, tanto amor, carinho... estou triste por deixar amigos e amigas que me são tão caros... a Cidália (uma das pessoas mais adoráveis que já conheci, apoiou-me sempre, ouviu as minhas queixas, aconselhou-me...esteve sempre ao meu lado), a Sila (apesar de a conhecer há pouco tempo, fez toda a diferença... ela é bestial. Adoro-a... é amiga, brincalhona, divertida, sincera...), a Fran (minha mana crescida... tem o coração do tamanho das pernas, enormes... e faz-me sentir tão pequenina ao pé dela), o Paulo... (com um humor negro que eu adoro, sem papas na língua, diz o que pensa doa a quem doer... mas tem um coração de manteiga), o Mário (o pestinha... o meu crítico literário... companheiro de café... conselheiro da minha injustiça... alguém que não vou esquecer... somos muito parecidos, gostos, maneira de ser... até nascemos no mesmo dia e mês...e as iniciais também Mário André / Adriana Maria invertidas; mas as mesmas... devemos ter sido irmãos noutra vida), o Vilmar ( meu irmão de coração... sempre alegre, brincalhão, distraído... cabeça no ar...), o João ( recém-chegado... mas do melhor que há... 100%... brincalhão, divertido, meio palhaço... como eu... tem ar de ser amigo para todas as horas). Vou sentir saudades da Paula(mas em breve a verei... vai morar em Fortaleza), da Florentina (ficará sempre no meu coração... ela parece a tia Anastácia do Sítio do Pica Pau Amarelo... lembro da primeira vez em que entrei na cozinha e ela correu comigo com uma vassoura na mão, a dizer que não queria ninguém a passar na cozinha... assustou-me imenso...lol), da Ivone (a Pipone... das suas maluquices, da sua gargalhada exagerada...)... vou sentir saudades de tudo... das Directoras do Claparède (que me prepararam uma surpresa, compraram um bolo para fazerem a minha despedida; nunca tinham feito isso antes... também deram-me um fio com um coração de prata de recordação delas) deixaram-me muito feliz e comovida com a atenção que tiveram para comigo... do Marcos, da Mina... do meu trajecto para o trabalho, da correria e do stress de Lisboa.

Penso que nunca senti-me tão em casa como aqui em Lisboa. É como se eu tivesse vivido sempre cá. Eu vou, mas a minha alma fica aqui. A vaguear pelas ruas no Outono dourado de folhas caídas no chão... quando o vento vier brincar com elas, eu também estarei a espalhá-las pelas ruas... ou nas noites de lua, quando o rio Tejo reflectir o seu brilho espelhando a sua beleza... nos braços do Cristo que espreita Lisboa do seu pedestal em Almada... estarei cá, enquanto os meus amigos lembrarem de mim, e sentirem a minha falta...estarei cá quando o Tomás sentar no recreio e sentir a minha falta e, por engano olhar para outra pessoa e disser "mamana, xenta...", ou a seguir ao almoço ele disser : "mamana, colo"... estarei cá quando o Bruno olhar para o céu e vir as nuvens cinzentas, e todos eles recordarem de mim ao ouvir o Carlos Paião e cantarem a Cinderela... estarei cá... todos os dias... em pensamento... estarei cá...

"quando louca te sentires
melhor vais estar
sempre que no Clapas
a tua imaginação te colocar"

(Sr. Balsa, não te zangues, fiz minhas as tuas palavras... ninguém poderia dizer tão bem aquilo que sinto... obrigada pelas tuas palavras...)
Vou estar sempre cá, porque louca sou a todo instante e a minha imaginação não é inconstante...

Não falarei aqui dos outros amigos, dos que não fizeram parte do meu mundo profissional, não gosto de misturar as coisas... mas para os que acompanham os meus minutos a sós... vocês sabem o quanto são importantes para mim. O quanto me encheram a vida de alegria, de cor, de esperança. Levo-os a todos no coração. Um beijo e até sempre...

8 comentários:

Filipa disse...

Drica,

Custa-me ver-vos partir. Pode parecer estranho, uma vez que não nos viamos com frequência, mas era reconfortante saber-vos tão perto. Há um sentimento forte de perda, que doi, mas por outro lado há um sentimento de alegria, pois sou testemunha do inferto que tem sido a tua vida por aqui. Não há dúvidas, por muito dificil que seja o regresso, mudam para melhor, onde encontrarão uma família de braços abertos, sempre pronta para vos amparar, proteger e amar.
Fica também provado que realmente o meu irmão, não soube valorizar a mulher que tens sido, e deixa-te partir. Poderá ser sensato, visto ser incapaz de amar e proteger-vos como merecem ... mas é lamentável verificar que não soube aproveitar a oportunidade de ser feliz.
Mais uma vez te digo, que estarei sempre disponível para ajudar no que precises, e que gostaria muito de manter contacto convosco, pois mesmo estando distante ... os sentimentos não se apagam. Sejam felizes!!

PS - Manda-me a tua morada do Brasil por e-mail, OK?
Diz-me para que horas tens marcado o voo.

Beijocas grandes

mamã da princesa disse...

Fiquei com um nó na garganta ao ler este post.
Uma pagina foi virada nas vossas vidas.
Só desejo que sejam sempre felizes.
Tudo de bom...

Beijinhos carinhoso

mamã da princesa disse...

Oi!
Soube pela Filipa que já partiram...
Boa viagem.
Tudo de bom e desejo que sejam felizes.

Beijinhos

Filipa disse...

Drica,

Soube à pouco que partiram de manhã, que deixaram Portugal. Não imagino a dor que sentiste a deixar este País que te acolheu, mas a vida é mesmo assim, cheia de imprevistos e precalços.
Desejo-te uma boa adaptação, e estou certa que isso irá acontecer, terás saudades, mas sentirás o apoio que tanto te faltou.
Vai por favor dando notícias Vossas

Um beijinho grande e um abraço apertadinho.

PS - Fiquei sentida, ao saber o meu irmão tão triste ... mas a vida é assim mesmo.Farei o que puder para o ajudar, mesmo que a ajuda não possa ser mais do que palavras de apoio e conforto.

. disse...

Passando para saber se esta bem...
e desejar um bom domingo
Beijão

Filipa disse...

Drica,

Quando puderes dá notícias. Falei com a Fernanda e soube por ela que a adaptação está a ser dificil. Por favor diz qualquer coisa. Nós estaremos aqui sempre disponíveis para te deixarmos um miminho.
Envia-nos a tua morada e telefone, pois estamos sem contactos.

. disse...

” A alma é invisível,
Um anjo é invisível,
O vento é invisível,
o pensamento é invisível, e,
no entanto, com delicadeza,
se pode enxergar a alma,
se pode adivinhar o anjo,
se pode sentir o vento,
se pode mudar o mundo com alguns pensamentos.”

Boas festas...

Olavo.

Cristal de uma mulher disse...

QUE O ANO NOVO te surpreenda com muitas alegrias e glorias de um amanhã melhor amiga...meu beijo de luz