segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Domingo…

Ontem estava cansada de ficar fechada em casa e fui dar um passeio com a pequena. A tarde estava linda e convidava para uma aventura… saí de casa com destino incerto. Não tinha a certeza de onde ir … Como não vou muitas vezes à Baixa de Lisboa, resolvi ir até lá. No verão a Catarina tinha-me pedido para ir ver o que havia no elevador de Sta. Justa… infelizmente havia uma fila enorme de turistas e não deu para subir com ela. Ontem resolvi arriscar e lá fomos as duas. Ela adorou.Mostrei-lhe um pouco de Lisboa vista de cima… é realmente uma visão maravilhosa… ela estava encantada, até que a sua curiosidade infantil viu um lance de escadas e, ouvi um "vamos ver o que há além?"… eu queria ouvir tudo… menos aquilo. Tenho pavor de alturas… subir de elevador, andar de avião não me causa mossa… mas subir escadas numa altura tão grande… bem… não é mesmo o meu ponto forte… eu tentei resolver de outra maneira, dar a volta ao assunto, mas ela foi irredutível… queria mesmoir lá acima… ok… o que uma mãe não faz para agradar a sua cria? Lá fui eu escadas acima… demos uma voltita, apreciámos a vista e, eis que havia outro lance de escadas… mais uma vez a terrível frase… "o que haverá lá em cima?"… era demais para mim… tentei argumentar, fazer a Catarina ver que eu não conseguia, mas a ingenuidade dela e a sua força de vontade prevaleceram mais uma vez… "não tenhas medo, mãe… eu seguro na tua mão"… diante deste argumento, cedi… devo confessar que eu também queria ver se vencia o meu medo. Subimos os degraus. Claro que já não apreciei a vista com calma e tranquilidade. O medo paralisava-me… resolvi descer… pois é..

Dizem que para baixo todos os santos ajudam… comigo foi exactamente ao contrário… para subir, os santinhos todos ajudaram… mas para descer… bem… devem-se ter esquecido de mim… só o medo me fazia companhia… eu tinha mesmo que olhar para baixo… tinha umas botas altas e tinha que ver onde punha os pés… a escada estreita em caracol não ajudava nada… e, ainda por cima tinha que segurar na mão da minha filha para ajudá-la a descer… grande sarilho!!! Jurei para nunca mais… desci o primeiro lance de escadas a tremer… mal cheguei no último degrau, sentei-me no chão para recuperar forças… esperei que toda a gente descesse… corria um suor frio pelo corpo… fingi que apreciava a vista olhando para o horizonte, a tentar que as pessoas não se apercebessem do meu medo. A Catarina só dizia, "não fiques assim… falta pouco… eu ajudo-te…" mas dizer isso ao meu medo… lolol … não havia maneira de eu me acalmar. Enfim… eu tinha que descer… a qualquer custo. Reuni as forças que me restavam e lá fui… de mãos dadas com a Catarina, perninhas a tremer… desci o último lance de escadas que me separavam do elevador… último degrau… finalmente… quando o vi, nem quis acreditar… estava em segurança… esperei pelo elevador que demorou uns minutinhos… mal ele abriu as portas, sentei-me e deixei o medo lá fora. Apreciei a vista e agradeci a Deus por estar em segurança.

Infelizmente não consigo combater o medo (pânico) das alturas… mas consegui proporcionar uma tarde (+/- ) agradável à minha filhota. Depois… com os pés firmes no chão, fui até aos Armazéns do Chiado onde ela viu o Pai Natal e ganhou uma prenda dele… um livro… que ela adorou… ainda tivémos tempo de vir até à Praça da Figueira ver os pombos em revoada e tirar umas fotos… já fazia-se tarde e entrámos na estação do metro para virmos para casa… enfim…. Uma tarde agradável… na companhia da minha filhota e com saudade dos manos que tive que deixar on-line para ir passear com a pequena…

2 comentários:

Filipa disse...

Olá Cunhada,

Que rico passeio, sim senhora. É com vergonha que te digo, que embora seja Lisboeta, nunca subi ao elevador de Sta. Justa (não contes a ninguém, lol).

Um dia destes é um passeio que terei de realizar!!

Pelos vistos tal como nós, andaste por caminhos vertiginosos e foste uma valente, pois conseguiste ultrapassar a tua fobia!!

Cá, a tarde de domingo foi passada a subir a a descer os montes em autenticos caminhos de cabras!!

Um beijinho e votos de uma boa semaninha.

Hoje o avô dos nossos filhos faria 89 anos!! Ai, que já eram tantos!! Já tinhamos quem fizesse de Pai Natal, na festa que com toda a certeza seria realizada!!

Beijinhos

Filipa disse...

Já me estava a esquecer de dizer que gostei muito das fotos.

Uma grande beijoca para a minha sobrinha!!