sábado, 6 de outubro de 2012

No Regresso; a Minha Opinião...

Há imenso tempo que não escrevo...Não por faltar motivos ou não ter o que dizer, mas por falta de motivação para tal...o tempo escasseia e deixo-me levar por essa preguiça literal e letal que tomou conta dos meus dedos, mas não do meu pensamento.
Retorno ao meu blog, um dia antes de mais um acontecimento eleitoral que irá decidir o futuro de nossa cidade e nossas vidas, por mais quatro anos. Longos quatro anos para escolhas mal feitas. Durante o período de campanha eleitoral, imensas foram as vezes em que ouvimos as palavras "ficha limpa", "voto consciente" e outras tais. Todas elas usadas no intuito de abrir a mente dos eleitores para a sua responsabilidade enquanto cidadão, enquanto senhor da sua vontade.Votar é,para mim, o maior privilégio que temos enquanto cidadãos. É uma arma em nossas mãos. Que podemos usar para o nosso próprio bem ou mal. Votar é exercer a nossa cidadania plenamente. É mostrar a todas as pessoas o "nosso Poder". Durante todo o processo de campanha eleitoral, vi imensas postagens de candidatos em pages do Face... fui assediada in box por um ou outro. Mas mantive sempre o meu face intacto de politiquice. Porém, chegada a hora da escolha, resolvi voltar à tona... Achei que estava na hora de expressar a minha sincera opinião sobre o que penso sobre o assunto. Após esse longo período de politiquice, em que as pessoas se dividiam entre ver as novelas e postar críticas a alguns candidatos, fui fazendo o meu balanço de todo o processo eleitoreiro. E, no final das contas, percebo que não haverá mudanças. Será tudo igual a dantes. Em meio a promessas, pedidos e revoltas, peneira-se tudo e chego à conclusão de que nada irá mudar. Fala-se imenso em candidatos ficha limpa, mas no fundo, a própria sociedade é corrupta. Quaisquer R$ 20,00 compra o voto de alguém, um benefício que seja em prol de alguém, merece a recompensa de um voto  na urna no grande dia. Fui a algumas reuniões, e nelas vi o que sempre vejo. Pessoas à espera de algo em troca. Críticas à gestão passada (com a sua devida razão), bajulamento aos candidatos, e a mesmice de sempre. As promessas feitas em todas as campanhas, desde que me entendo por gente. E, então, fico a perguntar-me, a culpa de estarmos na m... em que estamos, é só do político? Será ele o grande vilão da história? Penso que não. E estou bastante convicta disto. A culpa é nossa. As pessoas não querem acreditar no novo, no diferente. Não dão uma chance ao desconhecido, preferem nomes e caras conhecidas. Preferem o voto de cabresto que sempre valeu por estas bandas. Preferem a politiquice do voto comprado. A tradição partidária a que sempre pertenceu o pai,a mãe,o avô... Preferem o comodismo de escolher sempre os mesmos candidatos, pertencentes à famílias de políticos que formam a nossa máfia. Preferem os olhos cegos da Justiça a exercerem a sua vontade livremente. É muito mais fácil e cómodo continuar no mesmo erro,do que mudar de ideia e opinião e exercer o seu direito de escolha, livre de pressão eleitoreira. Ao menos assim, terão assunto sobre o qual falar. E dizer o que dizem sempre : Político é tudo igual, São uma cambada de ladrões, Prometem e nada fazem... sim, é verdade... está tudo correcto e no contexto. Mas lembrem-se: A CULPA É NOSSA. Temos o poder de os eleger, mas também temos o poder do Impeachement... que não se usa. É mais fácil e cómodo, assistir às novelas da Globo e continuar a falar mal da classe política, deixando os nossos direitos serem usurpados a todo o instante, do que mudar a mentalidade corrompida que todos temos de que a mudança é possível; mesmo que temporáriamente. Ok, alguns dirão, já tentamos uma vez,com o Lula e o resultado é o mensalão. Têm toda a razão... Mas mudou-se alguma coisa. O Brasil caminhou, saiu da cadeira de rodas em que vivia sentado e conseguiu dar passos. Tentemos mais uma vez, independente de partidos, de fulanos, cicranos ou beltranos que vêm de gerações de políticos... elejamos aquele em quem acreditamos. Mesmo sabendo, de antemão, que o câncer do jogo de poder irá corromper os tecidos de quem lá chegar. Mesmo sabendo que o homem é corrupto por natureza. Nós também o somos... Embora não assumamos esse lado obscuro da alma. Porém... amanhã teremos o direito à nossa escolha...seja ela boa ou má...  Saibamos escolher... 

P.S. : No início da minha postagem anexei uma foto da minha filha, com apenas 3 anos de idade, a votar, quando ainda morávamos em Lisboa. Desde cedo, eu e o pai, incutimos nela, valores morais, cívicos... dentre eles, o de exercer a sua cidadania fazendo as suas escolhas...exercendo o seu DIREITO de ESCOLHA. Porque esta é a nossa voz perante uma cidade,estado ou país... é o nosso Poder. 

Sem comentários: