sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sobre a Educação

Outro dia estava a ler o blog da Filipa e vi um "desabafo" sobre a educação ou a falta dela quando as pessoas entram no seu blog e deixam algum comentário de forma anónima. Sim, tens razão Filipa. Mas sabes, acho que essa é ainda uma maneira airosa de dizer-te estive aqui, participei, deixei o meu testemunho. Eu lido com esta senhora falta de educação todos os dias no meu trabalho; e vinda de pessoas que tem um canudinho e que tanta questão fazem de o apregoar. Como se, antes de serem pessoas, fossem "doutores"... o que não é o caso... Julgam-se importantes por terem um papel a dizer que são professores e, na realidade, se formos a ver... como é que podem ensinar o que eles próprios não tem? Educação... 
Durante todo o ano à frente da direcção e nas reuniões dos pais, tratam os alunos por "meus meninos"... e, quando chega o mês de Julho, nem os querem ver... não se preocupam em fazer uma actividade lúdico-pedagógica com eles... dar um simples passeio... "esticam" a hora do almoço o mais que puderem para evitar estar com eles. Cansaço? Todos o temos nesta altura, dos professores aos auxiliares, passando pelas próprias crianças. 
Mas não é só com eles que mostram esta indiferença e, para mim, falta de carácter... connosco também fazem questão de frisar e deixar bem claro que foram à escola, aprenderam (ou não ) as lições, mas que na matéria da educação de certeza chumbaram... passámos anos a fio a trabalhar lado a lado, pelos mesmo objectivos, mas ao fim de um ano lectivo, viram costas, vão embora e nem um "adeus e boas férias" sai daquelas bocas. 
Acho que esta é a maior falta de educação que pode haver... até entre eles próprios há sempre picuinhas... fazem-se de amigos e o que vejo realmente, não é amizade... mas sim, sentido de oportunidade...
Enfim; como disse uma senhora amiga da minha sogra (e que muito me chocou na altura):
"Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos meus cães"... 
é triste mas é verdade.
Para os que tem educação, parabéns... continuem assim... para os que não a têm e passarem por aqui... não se sintam ofendidos... isto não é uma crítica... é um comentário... e tentem ser melhores. Não custa nada ser educado.

1 comentário:

Filipa disse...

É mesmo cunhada, anda para aí muita gente mal educada e a net
é o meio priviligiado para se enconderem!!

Então e a nossa cati como está?

Um beijinho