terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sobre a Felicidade

 
 

Enquanto estive "de cama", aproveitei para fazer algo que adoro. Ler. Embora ultimamente não tenha tido tempo nem disposição para tal. Peguei uma revista e comecei a folhear. Dei de caras com uma materia que chamou-me logo a atenção. "Viagem ao Nosso Eu". A materia era sobre uma nova área da psicologia. Chama-se Psicologia Positiva. Este novo "caminho" da Psicologia nasceu recentemente, e o "pai" da P.P é um senhor chamado Martin Seligman. Ele defende que a "tal felicidade" divide-se em três etapas.

As emoções positivas;

O Envolvimento

E o Sentido para a vida.


 

A psicologia positiva ajuda o indivíduo a focar-se no que tem de bom, nos momentos óptimos e não só remexer nas feridas. Nas páginas da revista tem um teste para sabermos como nos sentimos no nosso próprio universo. Passo a transcrevê-lo.:


 

Escala de Satisfação com a Vida


 

Sob a maioria das areas, a minha vida está perto do meu ideal


 

As condições da minha vida são excelentes


 

Estou satisfeito com a minha vida


 

Até agora tenho tido as coisas importantes que quero na vida


 

Se pudesse viver a minha vida outra vez, não mudava quase nada


 

Chave para as respostas:


 

  • 7 . concordo totalmente
  • 6 . concordo
  • 5 . concordo um pouco
  • 4 . não concordo nem discord
  • 3 . discordo um pouco
  • 2 . discordo
  • 1 . discordo totalmente


 


 


 

Pontuação


 

Relativamente à sua vida, sente…


 

+ 35 – 31 extremamente satisfeito

+ 26 – 30 satisfeito

+ 21 – 25 moderadamente satisfeito

+ 20 neutro

+ 15 – 19 moderadamente insatisfeito

+ 10 – 14 insatitisfeito

+ 5 – 9 extremamente insatisfeito


 


 

Espero que te seja útil… eu gostei, mesmo sabendo que o resultado do meu teste não foi dos melhores… lolol.

Sem comentários: